Mangualde, Viseu, 20 out (Lusa) – A Câmara de Mangualde agradeceu hoje “a imensa solidariedade demonstrada pelos cidadãos” após os incêndios de domingo e divulgou uma lista de bens considerados prioritários para responder às necessidades das vítimas das chamas.
“Neste momento são prioritários os seguintes bens: roupas de cama; atoalhados; roupas interiores (pijamas, chinelos de quarto, etc.); produtos de higiene pessoal, utensílios de casa (tachos, pratos, panelas, etc.)”, refere a autarquia.
A lista foi elaborada pelos Serviços Técnicos do Município de Mangualde, que estão a coordenar o levantamento de todas as necessidades da população mais afetada.
“Todos estes bens devem ser entregues na Loja Social ‘Mangualde Social +’, sita na Avenida Conde D. Henrique (Prédios da Rádio). Após a receção destes bens, e face à identificação existente das necessidades mais críticas, a Câmara Municipal fará chegar esses bens, diariamente, a quem deles necessitar”, esclarece a autarquia.
Nesta primeira fase de socorro, a Câmara considera que “não é oportuno a entrega de eletrodomésticos, móveis e outros equipamentos sem que antes se promova a reconstrução das habitações atingidas”.
No entanto, os Serviços Técnicos previnem que quem quiser doar bens deste género deve indicar “as intenções/disponibilidades para essas ofertas através do telefone 232619880 ou do email ssocial@cmamngualde.pt“. As dádivas de materiais de construção ficarão a aguardar um levantamento mais aproximado da realidade.
O município informa ainda que disponibiliza apoio psicológico a todas as pessoas “que tendo passado por uma situação traumática, necessitam de ajuda para a sua estabilização emocional, em virtude de terem sido confrontados com uma catástrofe, cujas consequências, pessoais e coletivas, são ainda difíceis de calcular e avaliar”.
RBF // SSS
Lusa/Fim